quinta-feira, 21 de junho de 2007

Karmann Guia


O Karmann Ghia é um carro esportivo de dois lugares produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Ghia, e construido pela empresa alemã Karmann. Cerca de 445 000 Karmann Ghias foram produzidos entre 1955 e 1974.
A Karmann
A história desta empresa alemã remete ao ano de 1874, em Osnabruck na Alemanha. Inicialmente especializada em carrocerias para carruagens, a Karmann celebrizou-se na Europa pelo cuidado com que seus artesãos trabalhavam madeiras raras para proporcionar os mais luxuosos e bem construídos produtos. Com o advento do automóvel, o fabricante adaptou-se para produzir com igual eficiência carrocerias para automóveis.
No Brasil
O sucesso conseguido pelo carro, bem como os planos de crescimento da empresa no Brasil, fez com que a VW resolvesse produzi-lo no Brasil em 1962. Neste ano as primeiras unidades e as opções de motorização acompanharam o mercado europeu.
A motorização inicial de 1200cc e 36 cavalos foi substituída em 1967 pelo famoso motor 1500cc, de 52 cavalos, conferindo um pouco mais de "esportividade" ao modelo, e levando-o aos 125 km/h de velocidade máxima. Assim o desempenho ficava um pouco mais condizente com o aspecto, pelo menos para os padrões da época. As outras alterações no modelo foram muito pequenas, como detalhes de abertura do capô e alterações mecânicas necessárias em função da maior potência (como o redimensionamento do sistema de freios). A linha permaneceu sem grandes modificações até 1970, quando o Karmann Ghia ganharia o novo motor 1600cc de 50 cv - que apesar dos 2 cavalos à menos, tinha um torque maior. Agora eram 10,8 kgfm a 2800 rpm, contra 9,9 kgfm a 2600 rpm do antigo 1500, que respondiam por mais força em arrancadas e retomadas. Esta reformulação na linha do Karmann Ghia não foi suficiente para dar sobrevida ao modelo. Em 1972 a Volkswagen do Brasil decidiu tirá-lo de linha, enquanto o modelo europeu ainda seria fabricado até 1974.

Nenhum comentário: